Contar carneirinhos e a sua saúde [INFOGRÁFICO]

Dia Mundial do Sono - A relação entre contar carneirinhos e a sua saúde. Todos nós já pagamos a fatura de uma ou várias noites mal dormidas.

Dia Mundial do Sono – A relação entre contar carneirinhos e a sua saúde

Todos nós já pagamos a fatura de uma ou várias noites mal dormidas. Stressado, irritado, impaciente, apenas com aquela enorme vontade de deitar e não falar para ninguém. Dormir interfere diretamente com as funções do seu cérebro, pelo que a sua saúde e produtividade no dia-a-dia depende de um cérebro completamente descansado e restaurado.

 

Benefícios gerais do sono

Quem disse que não pode perder peso enquanto descansa?

Poucas horas de sono provoca uma deficiência da hormona leptina no corpo. É ela que nos diz para parar de comer. Por outro lado a hormona do apetite – Grelina, é estimulada fazendo-nos comer mesmo sem apetite.

Um coração mais feliz!

O tempo suficiente de repouso noturno ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. E ajuda na prevenção de acumulação de cálcio nas artérias do coração, diminuindo as probabilidades de problemas de coração.

Fortalece o sistema imunológico

O seu sistema imunológico aproveita um bom sono para ganhar forças a fim de combater as toxinas do dia-a-dia.

Memória fantástica!

Dormir fortalece as conexões neurais que formam as nossas memórias. O hipocampo é o ‘armazém’ das nossas memórias, que é restaurado durante o sono.

Seja um Leonardo da Vinci

Com a memória no seu pico e as hormonas equilibradas a mente tem uma maior capacidade de imaginação, tornando-o mais criativo!

 


Dicas para dormir bem

Evite a cafeína

A cafeína é um estimulante que pode ficar no seu sistema durante muitas horas. Evite ingerir cafeína pelo menos após o almoço/meio da tarde.

Defina um horário regular para dormir e acordar

Crie o hábito de ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana. Isto ajuda-o/a a definir o seu relógio biológico para esse horário.

Faça exercício regularmente

Ao dar uma corrida ou fazer alguns exercícios aeróbicos está a libertar estimulantes para o corpo. À noite terá o corpo mais relaxado e com um cansaço natural, o que poderá ajudá-lo a adormecer mais rapidamente.

Crie um ambiente calmo no seu quarto

Evite a televisão, computadores e aparelhos de som no seu quarto. Estes poderão transtornar-lhe o sono. Evite, também, dormir com o telemóvel perto de si. Desligue-o se possível.

Atenção à alimentação

Fazer uma refeição muito pesada ou em grande quantidade perto da hora de dormir irá interferir com o seu sono.

Boa escolha de almofadas e colchões

Apesar de muitas almofadas e colchões se auto-proclamarem como os melhores para pescoços e costas sensíveis, há pouca evidência sobre os potenciais benefícios, por isso o melhor será aconselhar-se com um fisioterapeuta. De qualquer modo, a regra é optar por uma almofada não muito alta nem muito dura. Idealmente, a coluna deve ficar quase direita, quando está deitado com a cabeça na almofada.

Durma na melhor posição

A posição mais indicada para dormir é de lado com uma almofade entre as pernas. Nesta posição não atrapalha a respiração nem sobrecarrega a coluna.

 

 

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?