Dica da Semana (21/2015) – Cefaleia

Sofre de dores de cabeça insuportáveis? Olhe para a imagem: ela representa as zonas onde a sua dor se dispersa? Pois saiba que a sua dor de cabeça poderá ser causada pelo aumento da tensão de um músculo: o trapézio superior.

Sofre de dores de cabeça insuportáveis? Olhe para a imagem: ela representa as zonas onde a sua dor se dispersa?

Pois saiba que a sua dor de cabeça poderá ser causada pelo aumento da tensão de um músculo: o trapézio superior.

Este músculo fica tenso pelas más posturas (ombros elevados e tensos), pelo uso de malas ou mochilas pesadas, por posições mantidas muito tempo, por gestos repetidos com os braços, por excesso de trabalho a elevar os membros superiores ou excesso de carga ou por alteração do movimento normal do ombro (ritmo entre a omoplata e úmero alterado).

Outro dos fatores muito importantes que o torna mais tenso é o stress, ansiedade e preocupações! Este é de facto um músculo muito reativo às variações emocionais, pelo que um problema leva de imediato à tensão neste zona. É por isso que muitas vezes quando estamos perante um estado de stress ou demasiadas preocupações podemos ficar logo com dor na cabeça.

Quer resolver esta situação? Comece pela prevenção. Como? Duas dicas (para já):

1- Faça o seguinte alongamento por forma a aliviar a tensão muscular

exercicio-cefaleia

 

 

  • Estique o braço direito ao longo do corpo com a palma da mão voltada para a frente e imagine que alguém lhe puxa a mão para baixo (seta verde)
  • Incline a cabeça sobre o seu ombro esquerdo com o auxílio da mão esquerda (seta azul)
  • Mantenha a posição 30 segundos, inspirando e expirando profunda e suavemente
  • Repita para o lado oposto

 

 

 

 

2- Vire as costas ao stress.

E se a prevenção não for suficiente e as dores permanecerem venha até nós! Estamos cá para si.

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?