Dica da Semana (23/2015) – Osteopatia Pediátrica

E porque no dia 1 de Junho foi Dia Mundial da Criança, a TMG redige uma dica a pensar em todas as crianças pois elas são o futuro e é (também) nelas que estão contidos grandes sonhos e esperanças.

E porque no dia 1 de Junho foi Dia Mundial da Criança, a TMG redige uma dica a pensar em todas as crianças pois elas são o futuro e é (também) nelas que estão contidos grandes sonhos e esperanças. Quer saber o que temos para elas? Então leia a nossa dica da semana sobre Osteopatia Pediátrica e sobre a forma como pode ajudar a resolver alguns problemas dos bebés nos primeiros tempos de vida.

Dentro da barriga da mãe, o bebé vai crescendo e o espaço diminuindo. As formas maternas vão deixando no corpo uma memória postural. Depois, vem o trabalho de parto, sujeitando o bebé a sucessivas compressões. Muitas vezes, utiliza-se o citocina artificial para acelerar o parto, o que produz contrações irregulares ainda mais fortes do que as naturais. Por fim, se for necessário o recurso a fórceps ou ventosa, novas forças são exercidas sobre o corpo do bebé. Todos estes acontecimentos podem provocar alterações na estrutura física do recém-nascido, nomeadamente no occipital (osso do crânio). Entre o occipital e o pescoço encontra-se um pequeno espaço designado por foramen jugular. Daqui saem quatro nervos cranianos, os quais são responsáveis pela enervação do palato, da faringe, cordas vocais, base da língua, função respiratória, ritmo cardíaco e grande parte do aparelho digestivo. Se as forças do parto comprimirem o occipital, isso implicará uma compressão sobre estes quatro nervos. Isto pode originar cólicas, refluxo gástrico, bolçar excessivo, dificuldade na sucção e alteração do ritmo respiratório e cardíaco, otite, rinite, sinusite. Desta forma, e através de um trabalho muito suave maioritariamente a nível craniano, a Osteopatia Pediátrica tem um potencial para recuperar este tipo de situações.

Na TMG temos profissionais especializados em Osteopatia Pediátrica que o podem ajudar a si e ao seu bebé perante situações como as acima descritas, sendo aconselhado ainda um check-up pós-parto. Conte connosco em todos os momentos da vida!

E Feliz Dia Mundial da Criança! Lembre-se: todos temos uma criança dentro de nós! Não deixe de viver aquela que há em si.

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?