Estrabismo

Reconhece esta imagem? É típica de olhos com estrabismo. Sabe o que é?

Reconhece esta imagem?

É típica de olhos com estrabismo. Sabe o que é?

É nada mais que um desequilíbrio na função dos músculos responsáveis pelos movimentos oculares, provocando uma alteração no alinhamento dos olhos para diferentes direções. Esta alteração óculo-motora representa a perda da simetria do olhar, ocorrendo um desvio de um ou ambos os olhos em qualquer direção relativamente à vista frontal, podendo se manifestar nas seguintes formas mais comuns:

Estrabismo Convergente

O olho comprometido está desviado para dentro, em direção ao nariz.

Estrabismo Divergente

É o desvio do olho para o lado.

Estrabismo Vertical

Desvio do olho comprometido para cima ou para baixo, ou seja, no sentido vertical.

 

Causas do Estrabismo

A causa não é totalmente conhecida, mas esta alteração ocular esta normalmente associada a patologias que comprometem o cérebro, uma vez que os músculos oculomotores são controlados por ele. Por exemplo, paralisia cerebral, Síndrome de Down, traumas ou tumores cranianos.

Sintomas do Estrabismo

Normalmente, o Estrabismo pode provocar alterações funcionais no olho, além de tonturas e cefaleias, visão turva ao realizar esforços visuais, etc.

Tratamento

Sabia que há solução para esta situação? Como? Através da Reeducação Postural Global (RPG). Baseada em ajustes posturais, permite a reorganização e o reequilíbrio do esquema corporal, a RPG oferece inúmeros benefícios não somente para a postura mas também no tratamento de inúmeras patologias, como os distúrbios oculares, mais precisamente o Estrabismo.

Na TMG temos profissionais qualificados na área que o podem ajudar.

Venha até nós e fique a saber como o podemos ajudar.

TMG | Saúde em movimento

 

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?