Fasceíte Plantar

A fasceíte plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar e na planta do pé, sendo que 10% das pessoas a desenvolvem em algum momento da vida. Corresponde à inflamação de uma banda espessa de tecido, a fáscia plantar, que corre ao longo da planta do pé e liga o calcanhar aos dedos, funcionando como um elemento de absorção de choques, suportando o arco formado pelo pé.

A fasceíte plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar e na planta do pé, sendo que 10% das pessoas a desenvolvem em algum momento da vida.

Corresponde à inflamação de uma banda espessa de tecido, a fáscia plantar, que corre ao longo da planta do pé e liga o calcanhar aos dedos, funcionando como um elemento de absorção de choques, suportando o arco formado pelo pé.

Se a tensão for demasiado grande, podem ocorrer pequenas roturas na fáscia e a repetição desse processo provoca irritação e inflamação deste tecido, causando dor.

Trata-se de uma dor aguda, mais frequente no calcanhar, evidente logo nos primeiros passos de manhã após o acordar e, acentua-se após longos períodos de pé ou na passagem da posição de sentado para a de pé.

É comum observar uma melhoria dos sintomas com a caminhada. Mais raramente pode acompanhar-se de redução da sensibilidade local com sensação de formigueiro e edema.

É comum em corredores mas o excesso de peso, a gravidez, a idade, pé raso ou cavo, a diabetes, o uso de calçado inadequado (saltos p.e.) ou um padrão de marcha alterado são fatores de risco.

Se ignorada, a fasceíte plantar pode evoluir para um quadro de dor crónica ou evoluir para rutura da fáscia.

Para saber como resolver, contacte-nos.

TMG | Saúde em movimento

 

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?