Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Em certos casos, estes fatores podem provocar perda de mobilidade e alterações de alguns dos tecidos, como o crânio, e podem dar origem a alguns sintomas bastante comuns e normais, como o refluxo, obstipação ou cólicas.

Uma tensão excessiva sobre os nervos que saem da base do crânio podem dar origem a problemas mais específicos:

  • Torcicolo congénito;
  • Plagiocefalia (cabeça plana);
  • Assimetrias do crânio e face;
  • Transtornos digestivos;
  • Problemas respiratórios;
  • Sono irregular, agitação e/ou nervosismo.

Estas alterações por vezes só se manifestam mais tarde durante o desenvolvimento e crescimento da criança, como por exemplo, alterações posturais (escoliose) e problemas na coordenação motora.

Estas lesões podem ocorrer devido a complicações do parto, como um parto demasiado longo, parto instrumentalizado, mau posicionamento intra-uterino e complicações durante a gravidez.

Na TMG temos profissionais qualificados para tratar este tipo de alterações. Para mais informações contacte-nos pelos meios habituais.

 

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?

Princípio da Mobilidade: Criar tensão muscular na posição que quer alcançar

Um princípio básico que pode ser aplicado quando se tenta atingir uma maior mobilidade numa articulação é CRIAR TENSÃO na posição desejada. Por exemplo, pode-se aplicar este princípio se estiver a trabalhar uma posição de agachamento mais sólida. Ao entrar na posição em que atinge o ponto crítico e criar tensão muscular nessa posição, pode “trabalhar” e alcançar uma maior mobilidade nessa mesma posição.