Incontinência Urinária

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, “a incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina”.

Segundo a Associação Portuguesa de Urologia, “a incontinência urinária (IU) é uma situação patológica que resulta da incapacidade em armazenar e controlar a saída da urina”. A IU é um problema que afeta cerca de 20 a 30% das mulheres jovens, aumentando progressivamente até à 3ª idade, podendo afetar entre 30 a 50% da população feminina.

Existem vários tipos de incontinência com características diferentes, sendo elas:

Incontinência de esforço: associada a atividades que envolvam aumento da pressão intra-abdominal como tossir, espirrar ou pegar em objetos pesados. Este tipo de incontinência está associada à fraqueza dos músculos do pavimento pélvico;

Incontinência de urgência: a pessoa sente uma vontade súbita e intensa para ir à casa de banho;

Incontinência mista: há uma mistura de incontinência de esforço com incontinência de urgência;

Incontinência por extravasamento: ocorre quando a bexiga está muito cheia e a pressão é maior do que a resistência uretral.

No caso da incontinência de esforço, em que há fraqueza dos músculos do pavimento pélvico, estes podem ser fortalecidos de forma a evitar essas perdas de urina.

Os músculos do pavimento pélvico encontram-se no interior da bacia e têm como função suportar as vísceras. O Pilates Clínico possui diversos exercícios que ajudam a fortalecer toda esta musculatura, contraindo toda a região pélvica e os glúteos. Também a respiração vai ter um grande enfoque no fortalecimento destes músculos, evitando que a pressão intra-abdominal aumente durante os exercícios.

Assim, deixamos aqui 2 exercícios que fortalecem os músculos do pavimento pélvico:

 

Exercício 1: Exercício de contração lenta

  • Deite-se de barriga para cima com os joelhos dobrados e aperte a vagina e o ânus como se estivesse muito aflita para urinar. Mantenha a contração durante 5 seg e em seguida relaxe durante o mesmo período. Realize este exercício 10 vezes, de manhã e à noite.

 

Exercício 2: Exercício de contração rápida

  • Mantenha o posicionamento igual ao exercício anterior. Aperte a vagina e o ânus e realize 5 contrações de 1 seg e em seguida relaxe durante 5 seg. Repita este exercício 10 vezes, duas vezes ao dia.

 

Para mais informações, contacte-nos.

 

TMG | Saúde em movimento

 

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?