Mochilas pesadas e más posturas

O regresso às aulas está a chegar e com ele as novas mochilas, livros e material escolar. Sabia que a maioria das crianças trazem peso a mais nas suas mochilas e, que isso pode trazer consequências para a saúde dos seus filhos?

O regresso às aulas está a chegar e com ele as novas mochilas, livros e material escolar. Sabia que a maioria das crianças trazem peso a mais nas suas mochilas e, que isso pode trazer consequências para a saúde dos seus filhos?

 

Muitos problemas posturais, principalmente aqueles relacionados com a coluna vertebral, têm a sua origem no período de crescimento e desenvolvimento corporais, ou seja, na infância e na adolescência. Além disso, durante o período de desenvolvimento motor/físico, os indivíduos estão sujeitos a comportamentos de risco para a coluna, principalmente aqueles associados a erros na utilização da mochila e a erros na posição de sentada.

 

O transporte de mochilas escolares tem sido associado a dores na coluna e alterações posturais, inclinação da cabeça e do tronco para à frente, bem como elevação e rotação interna dos ombros.

Assim, supõe-se que adaptações posturais anormais, diária e intermitentemente, podem resultar em dor e incapacidade nas crianças em idade escolar.

 

Na TMG temos a solução para este problema. Com a Reeducação Postural Global (R.P.G) conseguimos realizar ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo, permitindo o reequilíbrio dos músculos que sustêm a postura. Deste modo, a R.P.G identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.

 

Fica aqui, também, um guia prático para evitar/atenuar estes problemas:

 

  1. O peso da mochila

A mochila deve ser pesada assiduamente e a carga não deve ultrapassar 10% do peso da criança ou jovem.

  1. Distribuição dos objetos

Procurar colocar os objetos mais pesados próximos da coluna e os itens mais leves à frente ou nos bolsos externos.

  1. Mochila ajustada ao corpo

A mochila deve estar o mais próxima possível do corpo e bem ajustada a este, com um acolchoamento rígido, mas que se adapte bem ao corpo da criança ou jovem. O fundo da mochila deve estar sempre bem posicionado, apoiado na curva da região lombar. A parte superior deverá estar ao nível da sétima vértebra cervical (base do pescoço)

  1. Carregar a mochila nos dois ombros

Utilizar sempre as duas alças da mochila (de preferência almofadas e ajustáveis), em ambos os ombros, para distribuir melhor o peso. De preferência deve existir um cinto para apertar as alças acima do peito e estas devem estar o mais próximas possível uma da outra.

 

Não se esqueça de nos consultar!

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?