Os joelhos devem passar a ponta dos dedos num agachamento?

A nossa resposta curta é SIM, definitivamente está tudo bem se os joelhos passarem a ponta dos dedos num padrão ou posição de agachamento.

A nossa resposta curta é SIM, definitivamente está tudo bem se os joelhos passarem a ponta dos dedos num padrão ou posição de agachamento.

A verdadeira questão, no entanto, é se tem o hardware, os pré-requisitos (mobilidade articular) e o software (controlo motor) para permitir que isso aconteça de forma eficiente:

1️⃣ Consegue fletir suficientemente o seu tornozelo para permitir um movimento de qualidade dos joelhos sobre a ponta dos dedos?

↪️ Ter uma amplitude de movimento adequada do tornozelo é fundamental. Se os tornozelos tiverem mobilidade, isso possibilitará uma maior amplitude de movimento, permitindo que o joelho passe a linha dos dedos do pé sem prejudicar a qualidade do movimento.

➡️ Sem amplitude adequada do tornozelo, irá ocorrer um colapso do tornozelo / pé / joelho e isso fará com que se crie uma base instável e consequentemente um movimento sem qualidade.

2️⃣ Possui o controlo motor para manter o joelho / tornozelo / pé numa posição relativamente segura para permitir que os joelhos passem a linha dos dedos?

↪️ Para utilizar as amplitudes de movimento da articulação do tornozelo efetivamente, precisa de estar numa posição favorável do ponto de vista biomecânico. Só assim a articulação pode realmente desempenhar a sua função na perfeição.

➡️ É trabalho do seu controlo motor evitar o colapso das articulações e manter a qualidade do movimento. Uma coisa é ter amplitude suficiente, outra é poder usá-la efetivamente durante o movimento.

✔️ Então a resposta definitiva é mesmo sim! Está tudo bem se os joelhos passarem a linha da dos dedos dos pés. Tudo depende da sua mobilidade e controlo!

 

TMG | Saúde em movimento


Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?