Princípio da Mobilidade: Criar tensão muscular na posição que quer alcançar

↘️ Um princípio básico que pode ser aplicado quando se tenta atingir uma maior mobilidade numa articulação é CRIAR TENSÃO na posição desejada.
🏋️♂️ Por exemplo, pode-se aplicar este princípio se estiver a trabalhar uma posição de agachamento mais sólida. Ao entrar na posição em que atinge o ponto crítico e criar tensão muscular nessa posição, pode “trabalhar” e alcançar uma maior mobilidade nessa mesma posição.
↪️ Pode cerrar os punhos, “agarrar o chão” com os pés, afastar os joelhos, aumentar a verticalidade da sua coluna e gerar isometricamente a tensão corporal total na posição desejada.
✅ Atingir uma posição requer estabilidade e força nessa posição. Criar tensão ajuda a conseguir isso mesmo.
↘️ Isto é apenas um exemplo. É tudo uma questão de fornecer INPUT e enganar / facilitar o Sistema Nervoso para garantir a posição que se está a tentar alcançar.
🔑 Inibição Recíproca: Este é outro exemplo e forma de pensar em criar tensão para sua vantagem.
- É um processo pelo qual os músculos de um lado da articulação relaxam para facilitar a contração dos músculos do outro lado. Este fenómeno neurológico ocorre como uma proteção para evitar lesões musculares (entre outras funções).
↪️ Basicamente, para conseguir “alongar” melhor os músculos flexores da anca, contraia os glúteos (a musculatura oposta na articulação da anca) para forçar os flexores da anca a relaxar ainda mais. Aplique isto em qualquer articulação.
✔️ Existem muitas técnicas de mobilidade que trabalham com a tensão muscular. Um princípio simples é criar tensão na posição que você deseja.
TMG | Saúde em movimento