Repouso durante a lesão ≠ ausência de movimento

🔑 Movimento e carga são necessários para a reabilitação / recuperação.
O repouso é importante quando estamos a reabilitar uma lesão ou estamos com dor. Repouso é um termo amplo, no entanto, não significa que devemos evitar o movimento a todo custo.
➡️ A reabilitação de qualquer lesão musculoesquelética requer movimento. Não apenas o movimento na área lesada, mas o movimento global deve ser restaurado o mais rápido possível.
🔹 Sim, o tecido às vezes precisa de tempo para cicatrizar (especialmente quando se trata de cirurgias, ruturas musculares, fraturas ósseas, etc.). Devemos respeitar a biologia dos tecidos. Mas isso não significa que devemos restringir outras formas de movimento que não prejudiquem a recuperação. Na maioria dos casos, a introdução de carga e movimento o mais rápido possível após uma lesão ou durante a dor potencia os resultados.
🔑 O repouso completo raramente é a resposta. O repouso relativo e o trabalho em torno da lesão são uma solução muito melhor… respeitando a tolerância dos tecidos.
❌ Exemplos:
1️⃣ Dor lombar aguda
A introdução de movimento (mesmo nas áreas acima e abaixo da lesão) e o movimento gradual do corpo é MUITO importante para a recuperação. Pode ser contraintuitivo, mas colocar alguém com dor aguda numa sessão de mobilidade pode reduzir rapidamente a dor.
2️⃣ Cirurgias de anca e joelhos (dependendo dos casos)
As grandes cirurgias costumavam exigir 1 ou mais semanas de repouso no hospital. Agora, alguns médicos estimulam os pacientes para que se levantem e movimentem horas após a cirurgia, e muitas vezes recebem alta hospitalar em 1-2 dias, com um auxiliar de marcha, obviamente.
✅ Seja qual for a lesão, de um ponto de vista global, a reintrodução do movimento é a resposta.
TMG | Saúde em movimento