RPG no auxílio ao paciente com asma

A asma é uma inflamação crónica das vias aéreas, que se apresentam obstruídas e hiperreativas e, quando expostas a diversos estímulos ou fatores desencadeantes, limitam o fluxo aéreo.

A asma é uma inflamação crónica das vias aéreas, que se apresentam obstruídas e hiperreativas e, quando expostas a diversos estímulos ou fatores desencadeantes, limitam o fluxo aéreo.

Os principais sintomas são: tosse, chieira, sensação de aperto no peito e falta de ar.

Pacientes com problemas respiratórios, como asma e rinite alérgica, respiram de maneira incorreta e por isso é fundamental reeducar a respiração.

Chave: Respirar corretamente

Os pacientes asmáticos têm a propensão para respirar mais com a parte superior do tórax, negligenciando assim, a função do diafragma, músculo mais importante da respiração.  Isto provoca um desequilíbrio postural trazendo consequências como escoliose (desvio lateral da coluna), postura cifótica (corcunda), hiperlordose (aumento da curvatura da região lombar) e ombros enrolados para a frente.

Como diminuir as crises e devolver a saúde e bem estar?

Para reeducar a respiração e ajudar na reabilitação do paciente com asma a técnica de fisioterapia de Reeducação Postural Global é bastante eficaz.

O fisioterapeuta irá analisar toda a postura de uma forma global e perceber qual a origem destas alterações posturais e corrigi-las. O trabalho irá contemplar um trabalho específico do diafragma com o objetivo de lhe proporcionar a correta orientação e elasticidade, para que a respiração ocorra de uma forma eficaz permanentemente.

O paciente sentirá redução nas crises asmáticas, maior capacidade de resposta cárdio-respiratória ao exercício físico e atividades que antes eram difíceis de realizar e uma consequente prevenção de futuras complicações.

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?