Acidente Vascular Cerebral

Como é do seu conhecimento o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte a nível mundial, cerca de 5 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como é do seu conhecimento o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte a nível mundial, cerca de 5 milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal a Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular (SPAVC), aponta o AVC como a principal causa de morte e incapacidade do nosso país.

Agora, sabe o que causa o AVC? E ainda, tem conhecimento dos sintomas e de como atuar?

O que é um AVC?

O AVC é uma interrupção repentina do fluxo sanguíneo responsável pela irrigação do cérebro. Esta interrupção pode ser provocada pelo bloqueio de um vaso sanguíneo do cérebro, AVC Isquémico, ou pela rutura deste, AVC Hemorrágico. Este bloqueio ou rutura de um vaso sanguíneo faz com que determinada zona cerebral não receba oxigénio, levando à morte celular.

Estes problemas são causados pela acumulação de placas de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose).

Sinais de alerta:

O facto de haver uma restrição do aporte de oxigénio a determinada zona do cérebro pode conduzir aos seguintes sinais de alarme:

  • Falta de força ou dormência repentina do braço ou perna, mais frequentemente de um lado do corpo;
  • Desvio na face, um dos lados do rosto pode estar dormente ou descaído;
  • Dificuldade em falar ou perceber o que a pessoa diz;
  • Diminuição da visão num dos olhos ou nos dois;

Outros sintomas: dores de cabeça fortes súbitas sem causa aparente; dificuldade em andar e coordenar movimentos.

O que fazer em caso de AVC?

O AVC é uma urgência, pelo que deve deitar a pessoa de lado, certificar-se se respira bem e contactar de imediato o serviço de emergência 112.

O que pode fazer para reduzir o risco de AVC?

  • Adote uma alimentação saudável, diversificada e pobre em sal e gorduras;
  • Controle os níveis de colesterol, tensão arterial e de glicemia em jejum;
  • Mantenha um peso adequado;
  • Pratique exercício físico;
  • Não pratique hábitos prejudicais à saúde, não consuma bebidas alcoólicas em excesso e não fume.

Agora que já sabe os vários sinais de alerta que um AVC é importante saber reconhecê-los e como atuar, pois quanto mais precoce for a intervenção, maior será a probabilidade de as sequelas serem menores.

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?