Osteopatia Visceral

Sabia que uma dor na coluna, num ombro ou de cabeça pode ter origem na disfunção de um órgão? A dor no sistema músculo esquelético é a razão mais frequente para um paciente procurar a ajuda do fisioterapeuta, contudo, é frequente que a sua origem não resida neste sistema, mas sim numa disfunção visceral.

Sabia que uma dor na coluna, num ombro ou de cabeça pode ter origem na disfunção de um órgão? A dor no sistema musculosquelético é a razão mais frequente para um paciente procurar a ajuda do fisioterapeuta, contudo, é frequente que a sua origem não resida neste sistema, mas sim numa disfunção visceral.

A vida não existe sem movimento, por mínimo que seja. Particularmente interessante é aquele que ocorre dentro do corpo humano, que para funcionar da melhor forma necessita que os sistemas neuromusculoesquelético, fascial e visceral estejam em perfeita harmonia.

Quando um órgão não se pode mover em harmonia, devido a tensões anormais e aderências, irá criar alterações noutras estruturas como músculos, nervos, ligamentos e articulações.

Esta perca de harmonia cria pontos anormais de tensão que obrigam o corpo a mover-se em sobrecarga, originando irritações e promovendo alterações posturais, disfunções neuromusculares e processos degenerativos e crónicos.

Essas disfunções são caracterizadas por víscero-espasmos, diminuição da mobilidade e motilidade da víscera, diminuição da vascularização, ptoses viscerais, aderências decorrentes de inflamações, infeções, intervenções cirúrgicas, traumas, posturas incorreta por demasiado tempo, entre outros.

A manipulação/mobilização visceral baseia-se na palpação dos tecidos, preconizando a identificação de uma mobilidade/tensão anormal. Através de técnicas de correção vai-se melhorar o funcionamento dos órgãos, dissipar os efeitos negativos de tensões, aumentar a mobilidade dos sistema músculo esquelético e influenciar o metabolismo geral.

Os problemas de saúde, são na verdade muitas vezes o reflexo de um desequilíbrio a nível nutricional, psico-emocional e comportamental, sendo o sistema músculo-esquelético uma zona primordial para o reflexo destes desequilíbrios.

Em muitos destes casos a causa não é mecânica, mas sim visceral. Não por patologia própria (estrutural) da víscera, mas sim por disfunções viscerais geradas por alimentação inadequada, pelo stress diário, má ergonomia entre outros fatores que são facilmente corrigidos, desde que sejam corretamente identificados.

Por isso lembre-se que uma dor no ombro, uma dor de cabeça, uma dor da coluna lombar e cervical necessita de um profissional que tenha uma abordagem global.

A osteopatia visceral é indicada para:

– Hérnia de hiato;
– Ptoses viscerais;
– Obstipação intestinal;
– Refluxo (inclusive em bebês);
– Distúrbios hepatobiliares;
– Distúrbios renais;
– Dificuldade de digestão;
– Alterações do ciclo menstrual;

Lembre-se por isso da TMG | Saúde em Movimento.

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?