Foam Roller – dicas de utilização

Apesar de alguma falta de literatura e sendo também um tema controverso, o Foam Roller é uma ferramenta que permite uma auto-massagem profunda com resultado numa libertação miofascial.

Apesar de alguma falta de literatura e sendo também um tema controverso, o Foam Roller é uma ferramenta que permite uma auto-massagem profunda com resultado numa libertação miofascial. Leva a uma diminuição da tensão muscular e de pontos gatilho. Através da aplicação de pressão que este provoca em pontos específicos do corpo, ajuda na recuperação da função normal do músculo, devolvendo a sua elasticidade e capacidade contrátil ótima.

Estudos recentes sugerem que a fadiga após exercício reduz significativamente com o uso do Foam Roller. Healey, KC. et Al. “The effects of Myofascial Release With Foam Rolling on Performance. 2014 Jan;” Outros estudos revelam ainda que por aumentar a temperatura do músculo, pode ser usado antes da atividade física permitindo um pré-aquecimento e ganho de amplitude articular; Journal of Sport Rehabilitation. “Foam Rolling and Static Stretching on Passive Hip Flexion ROM. 2014 Jan.”

Para usar o Foam Roller deverá realizar movimentos longitudinais repetitivos ao longo dos grupos musculares em foco, durante cerca de 2 min.

 

Técnica para quadríceps

foam roller 2

 

Técnica para o trato iliotibial

foam roller 3

 

Técnica para isquiotibiais

foam roller 4

 

Técnica para gémeos

foam roller 1

Apesar de ser uma ferramenta muito útil, o Foam Roller não substitui a terapia manual, e deve sempre aconselhar-se com o seu Fisioterapeuta.

Venha até nós e fique a saber como o podemos ajudar.

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?