O diafragma

Está ligado a muitas estruturas do corpo, pois envolve em 360º o interior da cavidade torácica. O músculo converge para formar porções tendinosas que se inserem também na coluna lombar.

O diafragma é um músculo respiratório e o mais importante do nosso corpo. É um músculo em forma de cúpula que se estende ao longo da parte inferior da cavidade torácica. Está ligado a muitas estruturas do corpo, pois envolve em 360º o interior da cavidade torácica. O músculo converge para formar porções tendinosas que se inserem também na coluna lombar.

Pelo exposto, este músculo complexo e único pode influenciar toda a nossa postura. Quando ele se contrai na fase inspiratória, desce na direção da coluna lombar. Ao descer, aumenta o volume da cavidade torácica e permite a entrada de ar nos pulmões. ESTA É A MECÂNICA CORRETA DE COMO DEVEMOS RESPIRAR, sobretudo numa fase de repouso.

Existem outros músculos que ajudam no processo mecânico de respiração, mas o diafragma deve ser o principal CONDUTOR da respiração. Quando os músculos respiratórios auxiliares ou “acessórios” atuam como os principais impulsionadores da respiração, começam a surgir compensações – como alterações posturais ou dores cervicais, por exemplo.

O problema é que muitos de nós não usa o diafragma corretamente. Isto interfere não só com a função respiratória (já que é o principal músculo respiratório), mas também afeta a estabilidade da coluna vertebral, a função central etc.

O diafragma é uma parte importante do ‘núcleo’ e proporciona integridade e estabilidade à coluna vertebral.

 

Como trabalhar o meu diafragma?

Experimente em casa, deitado no chão, colocar uma mão no peito e outra na barriga. De seguida, enquanto estiver a inspirar imagine que o ar vai para a sua barriga, aumentando assim o seu volume e não o do peito.

Isto acontece porque, quando o diafragma desce, tem um movimento em forma de alça de balde, fazendo com que pareça que o ar vai para a barriga.

Se não conseguir nos primeiros dias, não desanime! Pode não ser fácil, mas depois de aprender é como andar de bicicleta.

 

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?