Diabetes Mellitus

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a diabetes é uma condição primária definida pelos níveis elevados de glicemia que aumentam o risco de danos microvasculares (retinopatias, nefropatias e neuropatias).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a diabetes é uma condição primária definida pelos níveis elevados de glicemia que aumentam o risco de danos microvasculares (retinopatias, nefropatias e neuropatias). A diabetes mellitus (DM) está associada a uma diminuição da esperança média de vida, a uma morbilidade significativa devida a complicações microvasculares, risco aumentado de complicações macrovasculares (doenças isquémicas do coração, acidentes vasculares cerebrais e doenças vasculares periféricas) assim como a uma diminuição da qualidade de vida. (World Health Organization & International Diabetes Federation, 2006).

A diabetes é uma doença em que há uma diminuição da secreção de insulina, que pode ser relativa, isto é, persiste em pequena quantidade (DM Tipo II) ou não existe mesmo nenhuma (DM Tipo I).

A hiperglicemia crónica resultante da DM é responsável pelos sintomas clássicos da diabetes:

  1. Polidipsia (muita sede);
  2. Polifagia (muita fome);
  3. Poliúria (muita urina);
  4. Perda de peso.

Segundo normas do Ministério da Saúde o diagnóstico da diabetes e feito segundo os seguintes parâmetros:

  • O diagnóstico de diabetes é feito com base nos seguintes parâmetros e valores para plasma venoso na população em geral:

a) Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl (ou ≥ 7,0 mmol/l);

b) Sintomas clássicos + glicemia ocasional ≥ 200 mg/dl (ou ≥ 11,1 mmol/l);

c) Glicemia ≥ 200 mg/dl (ou ≥ 11,1 mmol/l) às 2 horas, na prova de tolerância à glicose oral (PTGO) com 75g de glicose; ou

Hemoglobina glicada A1c (HbA1c) ≥ 6,5%.

TMG | Saúde em movimento

Partilhar:

Mais do nosso Blog

Saúde Estética

Os tratamentos de corpo têm por base uma avaliação pormenorizada dos fatores predisponentes ou que possam estar a potenciar o aparecimento e desenvolvimento da situação inestética.

Fisioterapia Pediátrica

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado e/ou sofrer pressões excessivas sobre os tecidos músculo esqueléticos, nomeadamente, o crânio.

Disfunção Temporomandibular (DTM)

Quantas pessoas têm dores de cabeça sem causa aparente? Quantas pessoas sentem dores ou zumbidos nos ouvidos sem terem de facto alterações nos ouvidos? Quantas pessoas sentem tensão na face quando comem ou falam durante algum tempo?