Somos Saúde em Movimento

Osteopatia

Hélder Monteiro Osteopata Clinica TMG

A Osteopatia

A Osteopatia é uma terapêutica não convencional, que abrange diversas níveis de conhecimento em saúde (anatomia, fisiologia, biomecânica), integrando-as numa abordagem global em três áreas, estrtutural que centra a sua intervenção nas disfunções muculo esqueléticas, visceral e craniana.

A avaliação osteopática tem como principal objetivo, identificar restrições de movimento e funcionais, correlacionadas com os com os sintomas do utente.

Ao nível terapêutico, a abordagem é feita através de terapia manual.

Esta é uma abordagem terapêutica exclusivamente manual, que, intervindo sobre os diferentes sistemas e tecidos do corpo humano, visa eliminar a dor, restabelecer o movimento, a função e vascularização normais.

Através de técnicas de manipulação não-invasivas e sem a utilização de medicação, a osteopatia visa equilibrar e melhorar a saúde de todos os sistemas do corpo.

Hélder Monteiro Osteopata Clinica TMG

A Osteopatia é indicada em que situações?

A osteopatia pode actuar em áreas abrangentes.

Tem indicações em perturbações do sistema neuro musculo esquelético, lesões musculares e tendinosas, lesões nervosas, sejam traumáticas ou não traumáticas, agudas ou crónicas.

A osteopatia além das indicações em caso de lesão pode também actuar de forma “preventiva” de modo a minimizar eventuais possíveis disfunções.

A osteopatia, tem pois, diversas áreas/patologias de actuação:

  • Lombalgias, cervicalgias, protusões/hérnias dicais, trocicolos;
  • Em pediatria nos torcicolos, refluxo, plagiocefalia, dificuldade em dormir, bronquiolites, otites, transtornos do sono (pós parto tem sempre indicação nomeadamente em partos com ventosas, fórceps);
  • Disfunções da atm, zumbidos, cefaleias, tonturas;
  • Obstipação, refluxo gastrosofágico, hérnia do hiato, problemas de digestão;

Como é uma abordagem suave, tem indicação desde o recém nascido ao idoso, passando por atletas e até grávidas.
Ps: A actividade de osteopatia segundo decreto de lei 109/2019 deve ser exercida por um profissional devidamente habilitado. Deve exigir a cédula profissional.